Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Você sabe qual a diferença entre o Engenheiro e o Tecnólogo em Alimentos? O MERCADO.

Engenheiros de Alimentos são capazes de aprimorar e para issso precisam compreender os inúmeros processos industriais, portanto sua área refere-se ao processamento de alimentos, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização e por vezes até apoio e orientação ao consumidor final. Essa formaçao também dá uma ênfase a nutrição, já que apoia e faz parte da criação de novos produtos e exigem conhecimentos tecnológicos que possa ser aplicados desde a chegada das matéria-primas até o produto final embalado e rotulado. Para que todo esse processo ocorra, é necessário um vasto conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além do domínio de conceitos de administração e economia. Esse enfoque no processo produtivo em si diferencia esta área do conhecimento da nutrição, área que com frequência é confundido. Em resumo Engenharia e Tecnologia em Alimentos só diferenciam-se mesmo na visibilidade que o mercado de trabalho dão aos seu referidos profissionais. Essa situação aos poucos vem mudando devido a perseverança e competência de Tecnólogos que lutam por seu espaço e não se intimidam com a pouca valorização. Atualmente já temos o prazer de encontrar grandes empresas que ao divulgar suas vagas na área de Alimentos já colocam os dois profissionais no mesmo patamar.

sábado, 4 de dezembro de 2010

A função é...

Liderar é ajudar os colaboradores a seguir o caminho escolhido. Não é ensinar a caminhar. Se há alguém que não deseja seguir é inútil forçar a barra. Consegue-se orientar quem está motivado, mas não se iluda pensando em mudar opinião de quem não tem objetivo ou já desistiu.

domingo, 28 de novembro de 2010

Um líder precisa renunciar a si.

Para liderar é necessário conhecer o time e saber usar as qualidades de cada um em prol do coletivo. Mas existe uma característica maior, que é conhecer a si e renunciar esse "Eu" em favor do "nós". Confesso que essa não é uma decisão fácil e requer treino diário. Saber dizer não a si é com certeza o maior desafio de um líder.