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domingo, 9 de março de 2014

Você conhece seu "time"?

Olá! Boa tarde! Vi essa reportagem no Jornal de Piracicaba (edição do dia 23/02/2014). Considerando interessante, resolvi compartilhar aqui. “Conheça para prosperar Entender os quatro estilos básicos de personalidade encontrados no ambiente corporativo ajuda nos relacionamentos, no cumprimento de prazos e na obtenção de resultados positivos. Claudete Campos Claudete.campos@jpjornal.com.br Todo líder tem que conhecer muito bem seus subordinados para alcançar bons resultados e cumprir prazos. E, para isso, é muito útil aprender a lidar com os quatros estilos básicos de personalidade encontrados no ambiente corporativo. Esse conhecimento ajuda muito no relacionamento e no diálogo entre as duas instâncias. Esta é a opinião de Ariadne Pavanelli, gerente de desenvolvimento do Grupo Kronberg, empresa especialista em inteligência emocional. “É essencial entendermos que todos os estilos são predominantes, mas somos capazes de transitar entre eles, o que é recomendável para que obtenhamos melhores resultados em nossas interações. Os quatro tipos básicos de personalidades não têm como objetivo definirem estereótipos, mas sim trazer o conhecimento das diferenças e de como cada estilo tende a se mostrar”, explica Ariadne. AMÁVEL – O Grupo Kronberg listou as quatro principais personalidades encontradas no ambiente de trabalho. Uma delas é a personalidade amável. Quem é desse grupo fala de forma suave, é bom amigo e ouvinte, evita conflitos e não tem o costume de se queixar. Gosta de trabalhar em equipe e considera que o relacionamento com pessoas é algo muito importante. Não gosta de pressão ou que o apressem. Na sala das pessoas amáveis geralmente são encontradas fotos de família, da empresa ou de colegas, denotando que relacionamentos são importantes. Nesse caso, o líder deve usar abordagens pessoais, com declarações referentes a amigos, família e grupo; deve demonstrar interesse por ele. É mais fácil aceitar a idéia do líder se gostar dele. Usar frases como: ”Isso será muito bom para o grupo” ou “Todos vão aproveitar muito” estimula esse tipo de funcionário. EXPRESSIVO – Quem está nesse grupo é bem-humorado, energético, impulsivo e gosta de ouvir elogios. Como não gosta de ser manipulado, aprecia um tratamento que possua emoção e muita empolgação, pois encara os desafios desta forma. Não gosta de regras, regulamentos e ênfase aos detalhes. Geralmente estão rodeados de cores vivas e vestem-se de forma exuberante. Na sala desses profissionais o estilo é alegre, sempre com sua própria personalidade em destaque e com estilos modernos. ANALÍTICOS – Dá detalhes das informações que passa pausadamente, em tom baixo e inflexivo. Não costuma conversar sobre assuntos pessoais. Quando fala de negócios, necessita de fatos que os comprovem. É organizado, centrado e detalhista. Não toma decisões de forma rápida, não gosta de desorganização e bagunça. Pode notar: pessoas com tais características ficam em escritórios bem arrumados, com objetos bem organizados. Tudo absolutamente no lugar. Usa cores sóbrias e dificilmente dá informações que remetem à vida pessoal. Para lidar com esse tipo de profissional, o líder deve falar com inflexão baixa, oferecer detalhes nas informações e ser discreto. Ele deve sempre apresentar alternativas, mostrando o que ganham com cada uma. Questões como custo versus benefício são extremamente valorizadas por esse profissional, que analisa a progressão lógica no raciocínio e pensa muito antes de tomar uma decisão. “Dê tempo para ele se decidir, mas demonstre segurança com fatos comprováveis”, orientou Ariadne Pavanelli. DOMINANTE – Ele é direto nos assuntos. Por isso é confundido como pessoa ríspida e grosseira. Totalmente focado nos resultados finais, não liga para os meios que serão utilizados para chegar até eles. É muito objetivo em suas conversas e gosta de controlar as situações. Esses profissionais gostam de entusiasmo, iniciativa e confiança. Não gostam de ouvir que estão errados ou que não têm controle sobre a situação em questão. O líder consegue notar esta personalidade pelas paredes cobertas de prêmios e condecorações, itens que denotam orgulho com as realizações. O tratamento dispensado a esse tipo de profissional deve ser objetivo sem perder o foco de seus interesses. “Demonstre segurança em suas colocações e em seu tom de voz, porém deixe-o sentir que tem o poder por decidir. Esta personalidade precisa ter o controle das situações”, informou a profissional.” Andréa Bento

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